O mineiro Hervé Cordovil transitou pelos mais variados gêneros com a mesma eficácia, para dizer pouco. Isso porque o pianista, regente e compositor desencorajado por Eduardo Souto, diretor da Casa Edison, no início de carreira, escreveu parcerias com Noel Rosa, Lamartine Babo e Luiz Gonzaga, para citar alguns. E foi ele o compositor sozinho de sucesso de Dick Farney, “Uma Loura”, e da Jovem Guarda, “Rua Augusta”. Nascido em Viçosa, Hervé conquistou quietinho o reconhecimento, e sem fazer barulho, apenas som de primeira.
Pé de manacá
“Pé de manacá” foi composto por Hervé Cordovil em parceria com sua prima Mariza Pinto Coelho e alcançou sucesso em 1950, na interpretação de Isaurinha Garcia. O baião inocente revela a essência pura e simples do amor, enfeitado por versos de rara simplicidade.
Sabiá lá na gaiola
Quem não carrega consigo em sua memória afetiva os versos chorosos da menina que perdeu o passarinho e o espera voltar. É o sabiá lá na gaiola de Hervé Cordovil que nos faz reviver momentos de alegria e tranqüilidade. A parceria com Mário Vieira de 1946 virou sucesso 4 anos depois, na gravação de Carmélia Alves.
Uma loura
Dick Farney pergunta “quem não teve uma loura” com seu charme grave e sua elegância. A música composta por Hervé Cordovil em 1951 ganha em sensualidade ao receber os ares de Dick Farney, que canta como se cantasse a loura.
A vida do viajante
Um dos prefixos adotados pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, foi cunhado por seu parceiro Hervé Cordovil, que compôs com ele “A vida do viajante”. Luiz Gonzaga levou na bagagem versos de afinada sintonia e inspiração com sua pessoa de artista: “minha vida é andar por esse país...”
Triste cuíca
A tristeza aguda da cuíca que geme feito um boi é a tônica do samba de 1934 composto por Hervé Cordovil e pelo genial Noel Rosa. O clima tenebroso se acentua quando revela-se os contornos de uma relação onde o ciúme encobre o amor. Laurindo e Zizica são os personagens de um romance com final triste.
Rua Augusta
“O primeiro hino do rock brasileiro”, segundo Erasmo Carlos e Tony Campelo, Rua Augusta foi composta por Hervé Cordovil quando ele tinha 50 anos, em 1964. Ao ingressar no ritmo da Jovem Guarda, Hervé comprovou mais uma vez seu talento como compositor em várias áreas. Lançada por seu filho, Ronnie Cord, a música teve versos censurados pela ditadura, mas mesmo assim alcançou amplo sucesso.
Raphael Vidigal Aroeira
Lido na Rádio Itatiaia dia 13/02/2011.
0 comentários:
Postar um comentário