domingo, 18 de julho de 2010




Sob uma luz mais baixa ele carrega flores e corteja a dama. Folhas se entregam ao chão pois é outono, no mesmo instante o vento sibila sob o mar que bate contra a areia na noite deserta e pressente o orvalho que irá molhar as flores na primavera. Tito Madi é um cavalheiro da canção que debaixo das poucas estrelas que pontilham um céu escuro e macio conforta-nos com sua dor. A chuva tenta em vão abafar a saudade lá fora enquanto Tito nos inebria com sua voz límpida e doce pontuada pelas notas de um piano ou regida por uma orquestra.



“A noite está tão fria, chove lá fora
E esta saudade enjoada não vai embora
Quisera compreender porque partiste
Quisera que soubesses como estou triste”

A voz morosa e graciosa de Tito Madi sinalizava, no final da década de 50, qual seria o canto e as melodias da próxima estação. A bossa nova, canção que simbolazaria um Brasil novo e moderno iria se utilizar das influências trazidas pela turma de Tito Madi, Dick Farney, Agostinho dos Santos, dentre outros. As harmonias sofisticadas que Tito usava em suas músicas carregavam consigo todo o requinte de um compositor que sempre primou pela delicadeza e vê o canto como uma forma de cochicar ao ouvido da amada todo seu carinho e amor.



“E volte, por favor
Venha correndo
Que estarei para lhe dar
Carinho e muito amor”

Nas palavras de Tito Madi, sua obra e a de Dolores Duran funcionam como “elo de união da música brasileira entre as fases de Chico Alves e a bossa nova”. Caracterizado por ser um compositor cuidadoso e atento aos detalhes, Tito Madi utiliza-se do recurso de repetir com melindro as mais bonitas palavras da canção para que elas fiquem sutilmente gravadas nos corações. Pode-se dizer que a voz e as composições de Tito Madi inspiram-se na leveza que o bater de asas de um passarinho, a jóia regada a ouro e o bilhete colocado em meio ao buquê de rosas da namorada trazem para o mundo.Tito Madi canta olhando nos olhos e compõe como se fizesse uma confissão singela de seus mais nobres sentimentos. Tendo recebido prêmios como “Disco de Ouro”, medalhas dos Diários Associados e da Revista do Rádio, Tito teve também seus maiores sucessos regravados em versões em inglês nos Estados Unidos. Porque Tito é o compositor que faz balançar os corações da zona norte e da zona sul do Brasil. E inclusive fora dele.



“Balance os cabelos seus
Balance cai mas não cai
E se cair vai caindo caindo
Nos braços meus”

Raphael Vidigal Aroeira

Lido na Rádio Itatiaia dia 18/07/2010.

1 comentários:

Alessandra Rezende disse...

Ficou mto bom, Rapha!

Nao conheço Tito Madi, mas eu senti vontade de conhecê-lo, saber como é esse cochicho de carinho e amor, só pelo o que vc escreveu sobre ele!

Postar um comentário

Copyright 2010 A Força Que Nunca Seca *Template e layout layla*